Solução

Processo de Letramento Institucional

Ter uma equipe composta por profissionais de diversas origens, faixas etárias, etnias e orientações sexuais, entre outros grupos variados, pode impulsionar significativamente a lucratividade de uma empresa. A diversidade no local de trabalho vai além do cumprimento de metas ou de questões políticas. Quando as empresas valorizam e promovem a diversidade em todas as suas formas elas abrem um vasto leque de oportunidades e ideias inovadoras. Equipes diversas trazem perspectivas únicas, desenvolvem novas habilidades e conhecimentos, conferindo à empresa uma vantagem competitiva no mercado

Os conceitos de diversidade, equidade e inclusão estão cada vez mais ligados à sustentabilidade das empresas. Para efetuar essa transformação de maneira eficaz, as organizações precisam de líderes capazes de guiar a mudança, motivar equipes de alto desempenho e promover ambientes de trabalho saudáveis. 

Promover a diversidade e a inclusão vai além do recrutamento, requerendo um ambiente de trabalho que seja acolhedor e inclusivo para todos os profissionais. Treinamentos contínuos, workshops e diretrizes que orientem a comunicação interna e promovam boas práticas são essenciais nesse processo. É importante investir  em  letramento institucional ou seja, abordar, como base fundamental, a compreensão dos vieses inconscientes, ou seja, os preconceitos enraizados nos seres humanos, que se desenvolvem por meio de crenças e experiências pessoais, culturais e sociais. Reconhecer esses vieses é fundamental para desconstruir estereótipos e abrir espaço para a diversidade.

O desenvolvimento do letramento institucional demanda várias etapas prévias, como avaliações para compreender a situação da organização em relação à diversidade, seguidas por levantamentos internos para identificar grupos minoritários e suas interseções. Na sequência, em função dos resultados obtidos, delineia-se workshops e rodas de conversa customizados sobre tópicos como:

  1. As dimensões da Diversidade, Equidade e Inclusão
  2. Privilégio Social
  3. Grupos vulneráveis e interseccionalidades (Equidade de Gênero; Raça e Etnia; Pessoa com Deficiência e Acessibilidades; LGBTQIAP+; 60+; Refúgio)
  4. Comunicação não violenta (assédio, capacitismo, racismo, homofobia, gordofobia ou transfobia).

Junte-se a nós nesta jornada transformadora. Vamos colaborar no letramento da sua instituição contribuindo para que ela possua um ambiente de trabalho inclusivo, criativo e inovador.  

 Entre em contato para começarmos a moldar o futuro juntos.


Mais Soluções

1
SIGA NO INSTAGRAM
Fale conosco
Onde estamos
Siga a gente

Solicite seu orçamento