Você deve saber que milhares de pessoas utilizam as redes sociais para se relacionarem e compartilharem informações certo? E sabendo disso, você divulga suas vagas em redes sociais e grupos, certo? Até aqui, nota 10! É um ótimo caminho, parabéns!!
Só não cometa o erro de divulgar um e-mail para envio de currículo por e-mail! Sim, nos dias atuais, pode ser uma “grande furada”.
Ao divulgar um e-mail para recebimento de currículos, você está assumindo que todo o trabalho de filtro, armazenamento e organização das informações serão de sua responsabilidade, gerando um grande trabalho para você!
OBS: Normalmente essa opção é oferecida, com a melhor dos intensões e com o objetivo de ajudar o próximo (tentando facilitar para o candidato), mas isso só gera retrabalho para você!
Avalie o seguinte: Se você demorar 1 minuto para abrir o anexo, avaliar se o currículo atende os requisitos mínimos e armazenar o currículo do candidato em uma pasta de selecionados ou apaga-lo, quantos minutos você teria demorado para avaliar os 100 currículos? E quanto vale a sua hora de trabalho mesmo?
Sugestão: Ao invés de informar um e-mail para envio do currículo, informe o site da empresa para cadastro de currículo (trabalhe conosco), onde o próprio candidato possa cadastrar o seu currículo e você tenha como utilizar filtros para encontrar currículos relevantes com a vaga.
Você pode usar essa ferramenta grátis para ter o seu próprio trabalhe conosco integrado ao seu site!
Quando uma vaga é aberta pela empresa, quanto tempo você precisa para começar a analisar currículos? Você ainda precisa divulgar a vaga e aguardar até os candidatos se candidatarem para a vaga, para iniciar a seleção?
Mas e todos aqueles candidatos que se candidataram em vagas anteriores e/ou que deixaram seus currículos no site a alguns dias atrás (antes da vaga ser aberta), como ficam?
Não seria mais inteligente enviar um convite ou ligar para 200 pessoas que atendam as necessidades mínimas da minha vaga AO INVÉS DE aguardar 4 ou 5 dias até pessoas – maioria sem perfil – se candidatarem na sua vaga?
Sugestão: Crie o seu próprio banco de currículos, categorize os currículos que forem bons para as vagas e os armazene de forma que você consiga os encontrar com facilidade, para você passar a ser ativo(a) no processo de seleção.
Dica: Você pode usar uma tabela (excel) para fazer isso, ou usar uma das soluções da Kombo, que permitem que você monte um banco próprio de currículos e ainda integre o cadastro de currículos e o quadro de vagas com o site da empresa.
Você sabe de onde estão vindo os candidatos das suas vagas (os bons)? Qual é o canal de divulgação que está gerando a melhor conversão? Está valendo a pena divulgar vagas no jornal ou a divulgação da universidade está mais eficaz?
Sugestão: Anote e compute as origens dos bons candidatos, para que possas focar a divulgação de suas vagas nestes canais. Se tiver a oportunidade, busque parcerias oferecendo palestras para alunos (no caso de cursos profissionalizantes, faculdades, etc), aproveite para dizer como é trabalhar na empresa e divulgue – SEMPRE – o site da empresa (trabalhe conosco), para que os interessados cadastrem-se por lá.
O ônus de realizar o cadastro deve ser do candidato – salvo se você for de uma agência de empregos! Você já está facilitando a vida do candidato, permitindo que o mesmo faça o cadastro e candidate-se por conta própria e por meio do seu site. Se não fosse assim, ele teria que bater perna, gastar com deslocamentos, impressões e preencher um formulário na empresa, para poder concorrer à vaga – use isso ao seu favor!
Lembre-se: Quem está com mais tempo livre? Você ou quem está em busca de emprego?
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Como recrutar de forma eficaz
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