Carga horária: 16h
Objetivo Geral
Desenvolver competências pessoais (atitudes), sociais (comunicação e relacionamento), profissionais (conhecimentos e habilidades) e metodológicas (planejamento, recursos e ações) inerentes ao perfil do facilitador, para possibilitar a sua atuação como educador na condução de processos de ensino-aprendizagem de adultos.
Os participantes, ao final do curso, serão capazes de:
Discutir conceitos e identificar características e papéis dos indivíduos nos grupos;
- Definir o perfil e as competências inerentes ao papel de facilitador de grupos no processo de ensino-aprendizagem;
- Lidar com os principais desafios no processo facilitação de aprendizagem nos grupos.
- Planejar e realizar as etapas do processo de ensino-aprendizagem em ações presenciais de treinamento e desenvolvimento de grupos.
- Elaborar programas de treinamento (descrever objetivos instrucionais, escolher modalidade, estabelecer sequência de aprendizagem);
- Utilizar adequadamente metodologias e recursos instrucionais, de acordo com o perfil do grupo, objetivos e o contexto.
- Identificar e aplicar metodologias para avaliação do treinamento.
Público-Alvo: Profissionais de diversas áreas, que atuam ou pretendem atuar como Facilitadores de Grupo ou Multiplicadores Internos, em ações presenciais de treinamento, desenvolvimento e educação de adultos.
Conteúdo Programático:
- Conceitos, características e papéis dos indivíduos nos grupos.
- Perfil do Facilitador – competências necessárias para atuação no papel de educador e disseminador de conhecimentos.
- Compreensão do processo de ensino e aprendizagem no ambiente organizacional
- Planejamento Instrucional – Principais Etapas:
- Definir objetivos do treinamento – transformar necessidades em objetivos
- Escolher modalidade: Analisar perfil dos aprendizes, o contexto da organização ou do grupo (a cultura, os valores).
- Definir alternativas para transmitir o conteúdo (curso, seminário, palestra, workshops)
- Definir seqüência e conteúdos a serem apresentados
- Procedimento metodológico
- Selecionar/criar situações de aprendizagem
- Escolher meios e recursos necessários para realização do treinamento
- Técnicas de comunicação oral e postura adequadas
- Preparar materiais e recursos instrucionais – slides, apostilas
- Medidas de avaliação de aprendizagem
Metodologia de Trabalho
Utilizamos uma metodologia interativa, incluindo dinâmicas de grupo, vivências e atividades práticas, visando criar uma ambiência que conduza a reflexões e aprendizado dos temas propostos.
Obs. Todos os materiais didáticos e certificados dos cursos são disponibilizados em meio digital.
Para outras informações e dúvidas, envie e-mail para: atendimento@valorhconsultoria.com.br
Tel 71- 3359-0778