Treinamento

Curso de Formação de Facilitadores de Treinamentos

Data: Favor consultar formação de turma

Carga horária: 16h

Objetivo Geral

Desenvolver competências pessoais (atitudes), sociais (comunicação e relacionamento), profissionais (conhecimentos e habilidades) e metodológicas (planejamento, recursos e ações) inerentes ao perfil do facilitador, para possibilitar a sua atuação como educador na condução de processos de ensino-aprendizagem de adultos.

Os participantes, ao final do curso, serão capazes de:

Discutir conceitos e identificar características e papéis dos indivíduos nos grupos;

  • Definir o perfil e as competências inerentes ao papel de facilitador de grupos no processo de ensino-aprendizagem;
  • Lidar com os principais desafios no processo facilitação de aprendizagem nos grupos.
  • Planejar e realizar as etapas do processo de ensino-aprendizagem em ações presenciais de treinamento e desenvolvimento de grupos.
  • Elaborar programas de treinamento (descrever objetivos instrucionais, escolher modalidade, estabelecer sequência de aprendizagem);
  • Utilizar adequadamente metodologias e recursos instrucionais, de acordo com o perfil do grupo,  objetivos e o contexto.
  • Identificar e aplicar metodologias para avaliação do treinamento.

Público-Alvo: Profissionais de diversas áreas, que atuam ou pretendem atuar como Facilitadores de Grupo ou Multiplicadores Internos, em ações presenciais de treinamento, desenvolvimento e educação de adultos.

Conteúdo Programático:

  1. Conceitos, características e papéis dos indivíduos nos grupos.
  2. Perfil do Facilitador – competências necessárias para atuação no papel de educador e disseminador de conhecimentos.
  3. Compreensão do processo de ensino e aprendizagem no ambiente organizacional
  4. Planejamento Instrucional – Principais Etapas:
  • Definir objetivos do treinamento – transformar necessidades em objetivos
  • Escolher modalidade: Analisar perfil dos aprendizes, o contexto da organização ou do grupo (a cultura, os valores).
  • Definir alternativas para transmitir o conteúdo (curso, seminário, palestra, workshops)
  • Definir seqüência e conteúdos a serem apresentados
  1. Procedimento metodológico
  •  Selecionar/criar situações de aprendizagem
  •  Escolher meios e recursos necessários para realização do treinamento
  •  Técnicas de comunicação oral e postura adequadas
  •  Preparar materiais e recursos instrucionais – slides, apostilas
  1.  Medidas  de avaliação de aprendizagem

Metodologia de Trabalho

Utilizamos uma metodologia interativa, incluindo dinâmicas de grupo, vivências e atividades práticas, visando criar uma ambiência que conduza a reflexões e aprendizado dos temas propostos.

Obs. Todos os materiais didáticos e certificados dos cursos são disponibilizados em meio digital.

Para outras informações e dúvidas, envie e-mail para: atendimento@valorhconsultoria.com.br

Tel 71- 3359-0778

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