Precificar é atribuir um valor econômico a um bem ou serviço. É pensar e agir de forma estratégica para calcular preços de venda e garantir o faturamento da sua empresa sem descuidar da satisfação do cliente.
Existem algumas formas de se calcular o preço de venda. Esses tipos de precificação são:
Por custo – são avaliados os custos fixos e variáveis, sendo colocada uma margem de lucro.
Por variável – identifica-se um benefício que o produto/serviço oferece ao cliente e o transforma em uma variável, cobrando então de acordo com essa variável.
Colaborativa – conta-se com a colaboração dos clientes para definir o preço.
Por Valor – o preço é determinado baseado no valor gerado para o cliente. Em geral são produtos/serviços diferenciados.
Dinâmica – o preço é determinado de acordo com demanda e estoque.
Conheça seus custos e despesas
Quando falamos em custos, estamos nos referindo aos gastos que são próprios da atividade, como o pagamento de fornecedores, enquanto as despesas dão suporte para que a empresa alcance seus objetivos, como no caso da folha de salários.
Eles podem ainda ser fixos, como as contas de água e luz, ou variáveis, como matéria-prima e comissões. A diferença é que, na segunda classificação, como o nome indica, há variação em função da venda e os gastos não se repetem mês após mês.
Defina sua margem de lucro
O lucro resulta da diferença entre o faturamento gerado pelas vendas de uma mercadoria ou serviço e os custos e despesas existentes (estimados de acordo com o passo anterior). Ele será bruto ao considerar apenas os gastos relacionados à execução da atividade e líquido ao incluir todas as saídas do caixa.
Não existe uma margem de lucro ideal que se aplique a todo o tipo de empresa. Por isso, a sua busca deve ser pelo equilíbrio, visando uma rentabilidade responsável.
Não ignore o mercado
Outro aspecto que não pode ser esquecido é mercadológico, ou seja, seu preço de venda deve ser compatível com as exigências do mercado, não se distanciando daquilo que é praticado por seus concorrentes.
Use fórmulas para precificar
Ao analisar as etapas anteriores, percebemos que a precificação de produtos e serviços pode ser subjetiva. Por mais que se tenha indicadores facilmente mensuráveis, com os custos envolvidos, há outros, como a adequação ao mercado, difíceis de serem transformados em um valor.
A rigor, uma maneira básica de realizar a precificação resulta da soma entre custo do produto, percentuais de custos, despesas fixas e variáveis e percentual de lucro.
Mas há muitas outras fórmulas, algumas trazendo maior precisão para essa definição, mas exigindo cálculos mais apurados. No comércio, uma boa maneira de começar a definir o preço de venda é realizando o cálculo percentual do custo fixo.
A fórmula é:
% CF = média mensal de custo fixo x 100 / média mensal de vendas
Como próximo passo, vamos determinar a chamada taxa de marcação (TM), que é obtida a partir desta fórmula:
TM = 1 – % CC + % CF + % Lucro / 100
Na fórmula acima, a sigla CC corresponde aos custos de comercialização, que são relativos aos gastos para vender os produtos, como impostos e comissões.
Agora, considere o custo de mercadoria vendida (CMV), que corresponde ao valor pago para a compra do produto que será negociado com o consumidor final. Vamos, finalmente, conhecer o seu preço de venda à vista (PVV) na seguinte fórmula:
PVV = CMV / TM
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