ValorH

Atendimento Comercial.(71) 3359-0778
Nosso Blog
12, julho de 2022

PRINCIPAIS DESAFIOS DO TRABALHO HÍBRIDO PARA O GESTOR

Com a pandemia, veio a necessidade de nos isolarmos em casa, porém, as pessoas não podiam simplesmente ficar paradas; a economia precisava girar. Foi aí que a adesão ao home office veio com toda a força e ainda se mantém, ao menos no modelo híbrido, nos dias atuais, mesmo a situação sanitária estando bem mais controlada.

Essa forte adesão se deu pelo fato de que muitas pessoas enxergaram no home office uma oportunidade de equilibrar vida profissional e pessoal, economizar tempo, economizar dinheiro, trabalhar de forma mais confortável e tantos outros motivos mais que variam de pessoa para pessoa, de empresa para empresa.

O fato é: o home office veio de surpresa, mas veio para ficar. E os desafios de gerir pessoas nesse modelo ainda se fazem muito presentes, após quase 3 anos de pandemia.

Quer saber quais são os principais desafios do trabalho híbrido para o gestor e como contorná-los? Então continue a leitura!

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DO TRABALHO HÍBRIDO PARA O GESTOR?

MANTER A MOTIVAÇÃO DA EQUIPE

Essa já não é uma tarefa fácil presencialmente e à distância se torna ainda mais complicada. Porém, é um desafio que deve ser vencido para manter os indicadores de desempenho em bons níveis.

Para isso, exercite a cultura do feedback; peça relatórios diários, faça reuniões semanais, ofereça apoio psicológico aos colaboradores, deixe-os sentir o “gostinho” da flexibilidade que o home office pode trazer, mas mantenha-os no caminho certo para que os resultados almejados sejam alcançados.

ALINHAMENTO ENTRE TODOS OS INTEGRANTES

Com parte da equipe no escritório e a outra trabalhando remotamente, pode ser um desafio alinhar as expectativas. Já foi mais difícil, mas, hoje em dia, temos softwares muito úteis para ajudá-lo a fazer esse alinhamento. Afinal, se as informações estiverem todas em nuvem, todos poderão ter acesso, certo? A vantagem de quem está trabalhando presencialmente é a maior facilidade na comunicação com o gestor e entre os outros integrantes.

COMUNICAÇÃO EFICIENTE

Lembra do que acabamos de falar sobre alinhamento? Então, você deve exercitar novas formas de se comunicar para que a mensagem passada seja efetiva tanto para quem está presente no escritório quanto para quem está trabalhando em casa. Aqui é questão de experimentação, o que também faz parte do desafio; criar fóruns, abrir uma aba de funcionários no site da empresa, utilizar de grupos em redes sociais, compartilhar planilhas e avisos na nuvem. O que vai funcionar para você, não é necessariamente o que funcionou para outra pessoa.

CONTROLAR AS HORAS TRABALHADAS

Se o colaborador está distante, pode ser difícil monitorar se ele está ou não fazendo o trabalho para o qual foi contratado. Para contornar essa situação, a tecnologia se mostra novamente como uma grande aliada. Você pode utilizar de softwares que permitam o registro da jornada de trabalho independente do local que a pessoa esteja; ou seja, mesmo quem não está trabalhando de home office precisaria fazer uso de tal ferramenta.

CONCLUSÃO

A pandemia trouxe muitas oportunidades para o trabalho híbrido, bem como muitos desafios para os gestores de pessoas. Mas, uma coisa é certa, não fazendo diferença se o trabalhador vai ao escritório ou fica no home office: o gestor precisa realizar uma gestão humanizada; monitorando? claro, mas também delegando tarefas e confiando em seus colaboradores.

Para mais dicas de aprimoramento de carreira e negócio, continue acompanhando os posts aqui no blog da ValorH!


Mais posts


1
SIGA NO INSTAGRAM
Fale conosco
Onde estamos
Siga a gente

Solicite seu orçamento