Treinamento

Curso Seleção por Competências – Um Diferencial na Contratação de Profissionais

Data: favor confirmar disponibilidade de turma

Carga horária: 8h

Objetivo: Ao final deste curso, os participantes serão capazes de:

  •  Conceituar a noção de competências nas diferentes dimensões: organizacional, funcional e individual (técnicas e comportamentais).
  • Compreender o cenário da organização e sua influência nos processos seletivos a serem processados.
  • Analisar os fatores internos e externos que compõem o contexto organizacional e a sua influência nos processos de seleção de candidatos e na definição do perfil da vaga a ser preenchida.
  • Definir o perfil do candidato adequado para o preenchimento da vaga e escolher as estratégias de seleção.
  • Conduzir uma entrevista de seleção por competências.
  • Observar e Identificar comportamentos dos candidatos durante a aplicação de uma dinâmica de grupos para seleção.

Público-alvo: Gestores e Líderes de todas as áreas, Consultores de RH e profissionais da área de gestão de pessoas, interessados em desenvolver esse conhecimento.

Metodologia: Exposições dialogadas, estudos de caso, discussões e simulações, apoiados por recursos audiovisuais, visando uma aprendizagem de forma dinâmica e interativa, utilizando exercícios práticos e a experiência dos participantes para a construção dos conhecimentos.

Conteúdo:

  1. Como realizar o processo de seleção de candidatos com foco em competências:
  • A dimensão estratégica e corporativa da noção de competências – o conceito de competências organizacional.
  • Conceitos de competências funcionais e individuais (técnicas e comportamentais).
  1. Como definir um perfil de um candidato a partir das competências organizacionais
  • Análise do  contexto organizacional (missão, visão, valores, cultura, clima, modelo de gestão, posicionamento no mercado)
  • Mapeamento das competências individuais necessárias inerentes ao cargo a ser preenchido, considerando o contexto da organização.
  • Indicadores observáveis para mensuração de cada competência.
  1. A ética e os papéis do Profissional de Recrutamento e Seleção.
  2. O papel do Gestor da área requisitante da vaga.
  3. Estratégias para a seleção
  • Escolha dos instrumentos de avaliação:
    • Provas de conhecimento, testes, avaliações grafológicas, dinâmicas de grupo;
    • Entrevistas com base em competências.
  1. Como conduzir uma entrevista de seleção por competências
  • Planejamento da entrevista – o que investigar.
  • Postura do entrevistador – habilidades, competências e atitudes necessárias.
  • Negociação de desejos e ofertas da empresa e do candidato.
  1. Como analisar as informações obtidas dos candidatos
  • Análise dos resultados dos testes de avaliação
  • O que observar em um candidato durante uma dinâmica de grupo para seleção
  • Elaboração de pareceres de candidatos, para subsidiar a escolha do líder da área requisitante da vaga. 

Para outras opções e dúvidas, envie e-mail para: atendimento@valorhconsultoria.com.br

 Tel 71- 3359-0778

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