A pergunta de hoje vai para você, recrutador: já se pegou na situação de ter que escolher entre dois candidatos excelentes? E se não fossem apenas dois, mas vinte ou mesmo cem? Tomar essa decisão utilizando o próprio julgamento como desempate pode ser muito difícil. É aí que os testes de entrevista se mostram úteis: os próprios parâmetros deles, alinhados ao que se deseja para a vaga em específico e para a empresa, vão fazer o desempate por você — ou seja, a decisão se torna mais fácil, já que os testes vão apontar o candidato mais adequado.
No entanto, existem muitos — muitos — testes possíveis de serem aplicados. Claro, existem os favoritos, aqueles que estão presentes na maioria dos processos seletivos e se mostram eficazes no que se propõem. Vamos conhecer os testes mais aplicados? Continue a leitura para descobrir.
Antes, alguns esclarecimentos…
Esses testes aplicados nos processos seletivos são, não para eliminar candidatos, mas sim para selecionar quem mais se encaixa no perfil desejado pela empresa. Então, aqui vai uma mensagem para os candidatos: se você se encaixa no perfil, parabéns, suas chances já são boas. Se você não se encaixa, não significa que você é um profissional ruim, mas que talvez aquela vaga não seja para você. Os recrutadores entendem bem isso, às vezes, por mais competente que seja um profissional, ele não se encaixa com o fluxo de trabalho da organização. Isso é muito comum. Dito isso, vamos aos testes “queridinhos” das entrevistas de emprego:
Teste de fit cultural
O teste de fit cultural é uma avaliação que busca verificar se uma pessoa é adequada para o ambiente de trabalho de uma empresa, considerando a cultura organizacional, que representa a missão, a visão e os valores da empresa. A cultura organizacional é um fator importante na escolha de um funcionário, pois todos os colaboradores precisam estar alinhados a ela para fortalecê-la.
Este teste consiste em uma entrevista com perguntas padronizadas (de cunho genérico, servem para deixar a conversa mais descontraída), interativas (demandam respostas mais complexas) e não-convencionais (imprevisíveis, tem a intenção de pegar o entrevistado de surpresa).
O teste de fit cultural serve como um indicador da compatibilidade entre a empresa e o perfil do candidato, permitindo verificar se o ambiente de trabalho é saudável e se há espaço para desenvolvimento profissional. Se não houver um match entre candidato e empresa, as chances dessa parceria dar errado são grandes.
Teste cognitivo
Os testes cognitivos são avaliações que medem a capacidade de compreensão e resolução de problemas do profissional. Esses exames são utilizados juntamente com entrevistas e outras provas para avaliar o perfil de um candidato a uma vaga de emprego. Hoje, temos várias maneiras de medir a cognição de alguém, sendo os testes mais comuns:
Teste de integridade
Os testes de integridade são avaliações para averiguar a moral, ética e confiabilidade do candidato, podendo utilizar de perguntas diretas sobre questões éticas ou perguntas específicas para avaliar traços de personalidade. As perguntas devem ser pensadas de forma a captar características como desonestidade, falta de confiança, falta de disciplina, etc.
Este é um tipo de avaliação válida, porém, deve ser feita de maneira inteligente, considerando que é pouco provável que um candidato admita que cometeu um ato ilícito e também que as pessoas podem mudar e se arrepender de suas ações anteriores.
Teste de conhecimentos específicos
Os testes de conhecimentos específicos têm como objetivo avaliar as habilidades e conhecimentos específicos de um candidato para um determinado cargo. Esses testes são aplicados para pessoas que já passaram por uma seleção anterior (por exemplo, algum dos outros testes já citados anteriormente neste artigo) e buscam verificar se essas pessoas têm as competências técnicas necessárias para o trabalho.
Esse tipo de teste pode ser de conhecimento teórico, por meio de provas escritas, ou práticas, para avaliar a capacidade de transformar conhecimento em resultados. Estes testes teóricos podem ser tanto em relação às competências específicas do cargo quanto a um diferencial como idioma, por exemplo. Além do teste teórico, ainda é possível desenvolver um teste prático de uma situação do dia a dia do cargo para o candidato mostrar que tem o conhecimento para resolvê-la.
CONCLUSÃO
Precisando de ajuda com seus processos de Recrutamento e Seleção? Chega de errar na hora de contratar novos funcionários, conte com uma equipe de profissionais especialistas em resultados! Conte com a ValorH.
As melhores soluções para sua carreira e gestão do seu negócio, você encontra aqui na ValorH. Entre em contato conosco!
Para mais dicas valiosas, continue acompanhando os posts aqui no blog da ValorH.