Líder e chefe não são a mesma coisa.
O líder é aquela pessoa que trabalha junto a sua equipe para atingir objetivos em comum e até mesmo desenvolver novos líderes na empresa. É uma pessoa que faz parte e motiva a equipe a trabalhar.
O chefe tradicional já é uma ideia que ficou no passado, eles já não são capazes de levar empresas muito longe.
Hoje em dia, é necessário desenvolver a liderança na empresa, visto que ela está presente em todos os níveis empresariais (estratégico, tático e operacional). Para isso, é interessante contar com estratégias eficientes na gestão de pessoas.
Em síntese, um líder motiva a equipe e desenvolve outros líderes que farão o mesmo e, dessa forma, a empresa vai só progredir cada vez mais.
Como anda a liderança em sua organização? Você sabe como reconhecer líderes em seu time e como prepará-los?
A ValorH oferece uma série de serviços para solucionar a sua empresa.
Nossas consultorias são feitas por um sistema de parceria, que visa a transferência de conhecimentos e práticas para os clientes, capacitando-os a operar autonomamente os processos após o término do contrato mantido com a empresa.
O Programa de desenvolvimento de líderes é um conjunto de processos realizados para promover competências fundamentais em profissionais da empresa. Esse programa visa reunir conteúdos teóricos e atividades práticas para proporcionar experiências importantes aos colaboradores e, dessa forma, promover mudanças positivas nos comportamentos deles.
O desenvolvimento de líderes se tornou uma peça fundamental nas empresas devido ao aumento da preocupação de se desenvolver e promover novos líderes no ambiente de trabalho. Assim, ao reconhecer o papel da liderança, uma das ações do RH passou a ser colocar em prática esse tipo de programa, para que, dessa forma, as empresas consigam contar com equipes mais produtivas e eficientes. Imagine só que cenário ideal: os times passam a ser liderados por pessoas criativas, proativas e comprometidas com os resultados; os demais funcionários passam a formar times de sucesso, tornando-se mais motivados e influenciados positivamente a atingirem as expectativas e estratégias da organização.
Parece utópico, mas não é! É assim que as grandes organizações vêm se desenvolvendo atualmente, através desse ecossistema autossustentável de líderes e equipes engajadas e produtivas.
Ao desenvolver um programa de desenvolvimento de líderes e equipes, os participantes conseguem melhorar suas relações com os demais colaboradores e com seus superiores, pois desenvolvem certas habilidades, como melhorias na comunicação, na motivação e na sua produtividade. Aliás, com um programa de desenvolvimento de liderança para sua equipe, a empresa proporciona benefícios para os dois lados, visto que ao mesmo tempo, oferece a oportunidade para o profissional desenvolver as habilidades requisitadas. Dessa forma, ele pode tanto progredir na organização, como crescer profissionalmente. Além disso, esse tipo de programa proporciona outras vantagens para os negócios, como motivação e retenção de talentos.
Aproveite e acompanhe mais dicas e informações exclusivas em nossas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram!