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11, abril de 2022

A IMPORTÂNCIA DO ENGAJAMENTO DOS LÍDERES NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E FEEDBACK

A importância do feedback nas empresas é imensurável.

Feedbacks e processos de avaliação fazem com que os colaboradores e a empresa cresçam de forma assertiva, diminuindo pontos negativos e reforçando pontos positivos. O papel dos líderes nestas etapas é fundamental para que os liderados atinjam o máximo do seu potencial a cada feedback, direcionando-os para o caminho que trará maiores impactos positivos na sua carreira e construção profissional e, consequentemente, à empresa também.

Quer entender melhor sobre a importância do engajamento dos líderes nos processos de avaliação e feedback e como melhorar esse engajamento? Então continue a leitura do post que preparamos para hoje!

O QUE É FEEDBACK?

São várias as definições, mas a mais simples de ser compreendida é que feedback é uma resposta a uma atitude. Hoje, o feedback é utilizado como ferramenta de gestão, servindo como uma régua para alinhar objetivos e expectativas, desenvolver colaboradores e manter o engajamento nas empresas.

Existem 4 tipos de feedbacks:

– Positivo: onde o colaborador é parabenizado e influenciado a continuar com certas atitudes.

– Construtivo: onde o colaborador é parabenizado por certas atitudes, mas também direcionado a como melhorá-las para trazer ainda mais resultados.

– Negativo: onde o colaborador é alertado devido ao baixo nível de desempenho ou atitudes comportamentais inadequadas.

– Ofensivo: onde o colaborador é desqualificado e desvalorizado, o que acaba trazendo sentimentos negativos e não saudáveis. É uma realidade, mas não recomendamos que seja feito.

No geral, o feedback revela os pontos assertivos e os que necessitam de melhoria nos colaboradores e nas tarefas realizadas por eles. Existem vários estudos que apontam que profissionais que recebem feedbacks de forma constante acabam se tornando mais comprometidos com os resultados da organização.

Algo também válido para se falar sobre feedbacks é que o ato de realizar feedbacks corretamente é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas, já que é um momento de tensão na relação líder-colaborador.

O QUE É AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?

Avaliação de Desempenho é uma ferramenta muito utilizada pelo RH para avaliar o desenvolvimento dos colaboradores da empresa por um determinado tempo com o objetivo de identificar pontos de melhoria dentro das atividades laborais.

Esse método facilita na identificação de necessidade de treinamentos, remanejamento de função ou desligamento de funcionários que não se adequem ao quadro de funcionários da empresa.

Existem diversas formas de avaliar o desempenho dos colaboradores de uma empresa. Nós da ValorH Consultoria trabalhamos com metodologias e ferramentas customizadas à realidade de cada organização visando o alcance do crescimento pessoal, profissional e consequentemente, o aumento da produtividade e da satisfação com os resultados apresentados.

POR QUE OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E FEEDBACK SÃO TÃO IMPORTANTES PARA AS EMPRESAS?

Avaliações de Desempenho e Feedbacks são ferramentas-chave na gestão de pessoas.

São processos que funcionam como canais de comunicação que geram inúmeros benefícios para toda a organização, já que sinalizam o que está e o que não está funcionando, ou seja, o que está trazendo resultados positivos, o que não está trazendo nenhum resultado e o que está trazendo resultados negativos. Inclusive, dentre os benefícios, podemos destacar o aumento da motivação dos colaboradores em busca dos melhores resultados.

Uma pesquisa feita na universidade de Harvard analisou características do perfil de 200 CEOs do mundo e constatou que o maior cargo de liderança é ocupado por alguém de comunicação consistente e assertiva, autoconsciente, com disposição para inovações e comprometido com o engajamento e crescimento dos subordinados.

A valorização da comunicação interna revela que as maiores empresas do mundo mantêm um diálogo para a tomada de decisões e leva em consideração que as estratégias precisam ser saudáveis para todos. Temos como exemplo uma figura conhecidíssima: Elon Musk, CEO do Grupo Tesla e da SpaceX, e o hoje considerado o homem mais rico do mundo; ele utiliza o conceito de “comunicação aberta”. Assim, através de um e-mail consegue encorajar seus colaboradores de todos os níveis hierárquicos a iniciar um diálogo com qualquer outra pessoa na empresa e assim, compartilhar ideias e engajar a inovação.

QUAL É O PAPEL DO LÍDER EM UMA ORGANIZAÇÃO?

O líder funciona como uma bússola que guia os colaboradores em busca de bater as metas estabelecidas. Esse profissional é responsável pelo gerenciamento de pessoas, delegação de tarefas, avaliação de desempenho, mediação de conflitos, solução de crises, acompanhamento de resultados e, claro, desenvolvimento de competências.

Mas, não é só isso.

O líder responde pelos resultados do time; se o time falha, o líder falha.

Tendo isso em mente, podemos entender que o líder deve caminhar junto com os funcionários, identificando falhas de performance, fazendo ajustes e incentivando-os a dar o seu melhor. Mas, mais que isso: servindo de exemplo.

QUAIS SÃO OS IMPACTOS DE UMA LIDERANÇA ENGAJADA NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E FEEDBACK?

Líderes engajados são ímãs de talentos, não só para a retenção, mas para a atração, o que é fundamental para qualquer empresa que queira se destacar no mercado. Alta rotatividade de funcionários é algo que traz muito prejuízo e pode ser evitado por uma liderança de alta performance, já que, junto ao RH, o líder é quem está mais próximo às equipes e influencia diretamente a relação da organização com os colaboradores.

Um líder engajado nos processos de avaliação e feedback estará apto a:

– Identificar talentos;

– Direcionar demandas adequadamente;

– Reconhecer o desempenho dos colaboradores;

– Motivar e engajar os colaboradores;

– Concretizar os valores da empresa;

– Orientar o desenvolvimento individual de cada colaborador;

E tantas outras coisas mais.

O ponto é: um líder engajado nesses processos irá potencializar os resultados dessas ferramentas de forma exponencial, trazendo melhorias para a organização como um todo.

COMO MELHORAR O ENGAJAMENTO DA LIDERANÇA NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E FEEDBACK?

Um bom líder precisa ter o olhar atento aos processos, pessoas e resultados. Sendo assim, o profissional deve manter uma comunicação aberta para se aproximar dos colaboradores e entender a fundo suas necessidades no ambiente corporativo. Veja algumas dicas de como melhorar o engajamento nos processos de avaliação e feedback:

– Conheça os colaboradores;

– Exerça uma liderança inspiradora;

– Gere motivação;

– Parabenize trabalhos bem-feitos;

– Mantenha um diálogo acolhedor e aberto;

– Escute os colaboradores;

– Não só faça feedbacks, mas peça por feedbacks;

– Mostre aos liderados que você está comprometido com a evolução de cada um deles.

CONCLUSÃO

Uma liderança engajada fará toda a diferença nos processos de Avaliação de Desempenho e Feedbacks de qualquer empresa que busca pela grandeza. Sabendo como o mercado é e está se tornando cada vez mais competitivo, ter líderes de alta performance é uma carta na manga indispensável.

Para mais dicas de aprimoramento de carreira e negócio, continue acompanhando os posts aqui no blog da ValorH!


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