A pandemia trouxe grandes mudanças no nosso modo de agir, estudar, interagir, trabalhar… Viver a vida, de modo geral. Essas mudanças chegaram nas empresas também. Os modos de trabalhar já mudaram, agora é hora dos processos seletivos.
No ano de 2022, vamos ver uma consolidação muito melhor estabelecida dos frutos que foram plantados em 2020 com o início da pandemia da COVID-19 e vem crescendo todo o ano de 2021. Confira agora uma listagem das cinco maiores tendências de recrutamento e seleção por parte das empresas em 2022:
A seleção ser feita parcialmente online já era bastante comum, agora essa porcentagem só vai aumentar, já que as empresas viram que todo o processo se torna muito mais ágil e econômico, visto que se faz desnecessária a questão de montar toda uma estrutura (que muitas vezes bagunça toda a empresa) para receber os futuros colaboradores
Se o candidato tem uma boa experiência na empresa desde o processo seletivo, ele vai se sentir muito mais inclinado a dar seu melhor no trabalho. Em 2022, as empresas buscarão oferecer a melhor experiência de trabalho para seus colaboradores desde o momento do processo seletivo, afim de aumentar sua produtividade e engajamento;
Treinamentos já eram comuns, mas, assim como os processos seletivos, virão a ser 100% online, dando maior flexibilidade para os colaboradores caso ocorra algum imprevisto e até mesmo por uma questão de logística dentro da organização.
em 2022 irá aumentar ainda mais essa procura por mulheres para cargos de gestão, que vem crescendo nos últimos anos. Finalmente, depois de muitos anos com mudanças ínfimas, a tendência é que neste ao ocorra um aumento e reflexo do aumento da participação feminina em processos seletivos.
Além de um currículo cheio de habilidades e experiências, as empresas têm buscado candidatos que possuam um alto nível de inteligência emocional e que saibam se adaptar a diversos cenários (como o que ocorreu na pandemia. Quem soube manter a qualidade do trabalho, só conseguiu mais oportunidade ainda, já que, infelizmente, grande parte das pessoas não conseguiu lidar bem com o novo cenário) .
CONCLUSÃO
Em 2022 os processos seletivos vão reinar no meio digital, mas, nem só de um bom currículo (apensar de extremamente importante) com várias habilidades faz o candidato. É preciso demonstrar sensibilidade e inteligência emocional desde o primeiro momento para que seus recrutadores notem e apreciem seu esforço, redobrando suas chances.
Precisando de ajuda para se preparar para os processos seletivos em 2022? Conheça as soluções da ValorH em:
Ou entre em contato conosco:📲 (71) 3359-0778
Nós temos o poder de decolar sua carreira. Conte com a ValorH!