Nosso Blog
20, abril de 2022

“TALENT ACQUISITION”: COMO FUNCIONA?

A estratégia de talent acquisition pode levar os resultados da sua empresa para outro nível! Pense nos problemas específicos que estão impedindo sua organização de crescer e reflita sobre até onde você poderá ir caso essas questões sejam resolvidas.

A captação de talentos não ocorre apenas na etapa de recrutamento e seleção, o talent acquisition tem um papel importantíssimo nesse quesito.

Quer entender melhor sobre talent acquisition? Então continue a leitura do post que preparamos para hoje!

O QUE É TALENT ACQUISITION?

Talent Acquisition, ou, em tradução livre, Aquisição de Talentos, é uma estratégia utilizada para identificar, atrair e integrar as pessoas mais capacitadas para o time da empresa. Os profissionais captados nesse processo ajudam a atender as necessidades do negócio com o máximo de eficiência, visto que os indivíduos buscados são os que possuem expertises específicas para resolver questões específicas, muitas vezes nem mesmo havendo uma vaga para pré-estabelecida.

Aquisição de talentos é uma tarefa contínua que tem como responsável o setor de RH. Os profissionais de RH, veem no talent acquisition a oportunidade de atrair os profissionais corretos para setores estratégicos da empresa e, assim, atingir os objetivos organizacionais.

No entanto, essa abordagem requer um certo planejamento estratégico, visto que, nessa estratégia, os talentos não costumam ir até a empresa, mas sim o contrário.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE TALENT ACQUISITION E RECRUTAMENTO?

Essa é uma dúvida muito comum, já que, à primeira vista, os 2 processos parecem ter o mesmo objetivo: captar talentos. Porém, se dão de forma completamente diferente:

– TALENT ACQUISITION: é um processo não-linear de longo prazo que busca constantemente talentos para resolver questões específicas que estão impedindo a empresa de progredir.

– RECRUTAMENTO: é um processo linear para resolver questões imediatas impostas por vagas que estão sendo ofertadas pela empresa

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO TALENT ACQUISITION?

Essa estratégia traz uma série de benefícios para o negócio, como:

– Captar profissionais que resolvem questões estratégicas;

– Melhora considerável nos resultados da empresa;

– Promove a inovação na organização e melhora sua posição no mercado;

– Ajuda o setor de RH a antecipar problemas e tendências.

E muito mais!

A aquisição de talentos permite que a empresa selecione profissionais diferenciados e alinhados com os objetivos do negócio, agregando valor à equipe e diminuindo a taxa de turnover, ou, em outras palavras, a taxa de rotatividade dos funcionários.

COMO APLICAR O TALENT ACQUISITION?

Existem alguns passos essenciais para que a estratégia seja executada corretamente, sendo eles:

1. Analisar o contexto organizacional e as necessidades específicas do negócio;

2. Pense em metodologias inovadoras para utilizar nesse processo, visando detectar talentos que também se alinhem com a cultura da empresa. Para isso, mapeamentos de perfil comportamental, testes de personalidade e avaliações individuais se mostram eficientes;

3. Descreva os perfis comportamentais desejados;

4. Invista em employer branding e EVP;

5. Leve as tendências em RH em consideração na hora da seleção (valorização de certas soft skills, flexibilidade na rotina, zelo pela experiência do candidato, etc).

6. Estruture um plano de ação para o andamento dos processos;

7. Utilize dados para prever demandas;

8. Construa um portfólio de candidatos e o alimente constantemente;

9. Foque nas pessoas;

10. Aposte em estratégias de atração.

CONCLUSÃO

Com esse guia prático ficou muito mais fácil aplicar a estratégia de talent acquisition no seu negócio, não é? Não deixe de aplicar! Os resultados fazem tudo valer a pena.

Para mais dicas de aprimoramento de carreira e negócio, continue acompanhando os posts aqui no blog da ValorH!


Mais posts


1
SIGA NO INSTAGRAM
Fale conosco
Onde estamos
Siga a gente

Solicite seu orçamento