Nosso Blog
17, maio de 2022

POR QUE SUA EMPRESA PRECISA INVESTIR EM MACRO E MICRO PROCESSOS DE DP

Empresas são formadas por pessoas, certo?

Cada uma dessas pessoas que está ali colaborando para que os resultados sejam alcançados têm uma série de direitos regidos por processos burocráticos que devem garanti-los — admissão, férias, folha de pagamento, benefícios, dentre outros. Em outras palavras, cada colaborador carrega consigo uma “bagagem de burocracia” que a empresa é obrigada a lidar — sim, obrigada, senão, a operação não tem como continuar. Felizmente, temos o DP para cuidar de tudo isso.

Quer entender melhor sobre o que é DP e por que sua empresa deve investir nele? Então continue a leitura!

O QUE É DP?

DP é a sigla para Departamento Pessoal, o setor da empresa responsável por cuidar de toda a parte burocrática que diz respeito ao funcionário desde a sua chegada até o eventual desligamento da organização; e, acredite, não é pouca coisa. Reflita, só a admissão de cada funcionário já é um processo complexo e cheio de pormenores para que tudo esteja de acordo com a lei e com as políticas empresariais, o desligamento do colaborador nem se fala, e todas as etapas que estão entre essas: negociação e pagamento de salários, férias, benefícios, licenças, pagamento de comissões, 13° salário, rescisão, e tantas outras mais. São muitos os procedimentos que o DP tem como sua responsabilidade.

A rotina no Departamento Pessoal é muito agitada já que é preciso manter as informações sempre atualizadas e cumprir com prazos trabalhistas muito bem definidos, observando a validade de cada processo e atualizações na legislação. Com tantas demandas simultâneas, é preciso uma equipe muito colaborativa para dar conta de tudo.

Devido a diversidade de atividades realizadas pelo DP, se faz necessário uma equipe, não apenas colaborativa, mas diversa para suprir cada demanda da melhor forma. Claro, a maioria das tarefas cotidianas podem ser realizadas por qualquer membro da equipe com tranquilidade, porém, vão surgir demandas específicas que necessitarão de profissionais com conhecimentos específicos, como é o caso dos coordenadores e analistas de DP.

O QUE SÃO MACRO E MICRO PROCESSOS DE DP?

Como o nome sugere, macroprocesso é um compilado de microprocessos.

Peguemos o processo de desligamento de um funcionário da empresa, o desligamento é o macroprocesso, porém, como bem sabemos, não podemos simplesmente mandar esse, agora ex-colaborador, embora. Existe uma série de processos — microprocessos — que devemos cumprir para que esse desligamento ocorra. No caso do exemplo, se torna ainda mais complexo, pois irá depender do tipo de desligamento, se foi por justa causa, sem justa causa, término por contrato, rescisão, etc.

O fato é: microprocessos bem-feitos garantem o sucesso de macroprocessos — esta é uma filosofia adotada desde antes do departamento pessoal ser tão bem estabelecido como é hoje. O Ministério do Trabalho é o órgão responsável pela fiscalização desse setor essencial para que se cumpram as funções trabalhistas da empresa — em outras palavras, é responsável por verificar se os macro e micro processos estão sendo executados de acordo com a lei.

POR QUE INVESTIR EM MACRO E MICRO PROCESSOS DE DP?

Muita gente confunde DP e RH, que são dois setores extremamente importantes para o bom funcionamento das empresas, porém, completamente diferentes um do outro. De forma resumida, o setor de RH é responsável por gerir as pessoas com treinamentos, manutenção do bem-estar, alocação de perfis, relacionamento interpessoal, motivação e engajamento… Coisas desse tipo. Já o DP, é responsável por atuar na operação dos processos relacionados às pessoas que têm vínculo com a empresa.

RH é um setor que é mais escalável, digamos assim, pois contribui otimizando os processos e relações interpessoais, potencializando os resultados — o que é ótimo, mas não é essencial e imprescindível, ao contrário do DP. Veja, é possível manter uma empresa funcionando com uma má gestão de pessoas — talvez não dure muito tempo e nem consiga os melhores resultados, mas é possível — mas não é possível manter uma empresa em funcionamento sem a gestão e operação de processos burocráticos referentes aos trabalhadores que lá atuam, visto que é algo legislativo. RH é importantíssimo, DP é indispensável.

Tendo consciência da indispensabilidade do departamento pessoal para o funcionamento das operações, fica muito claro a importância de investir nos macro e micro processos, pois, como falamos antes, micro processos bem-sucedidos garantem o sucesso dos macro processos — macro, micro… Um depende do outro, se um não for bem, o outro certamente também não irá e o mau cumprimento das atividades de competência do DP trará graves consequências negativas para a empresa.

CONCLUSÃO

A gestão dos processos burocráticos que dizem respeito aos funcionários de uma organização é indispensável para o mínimo funcionamento da mesma, portanto, é preciso investir e levar a sério o departamento pessoal e cada um dos processos referentes a ele, seja a nível macro ou micro.

Para mais dicas de aprimoramento de carreira e negócio, continue acompanhando os posts aqui no blog da ValorH!


Mais posts


1
SIGA NO INSTAGRAM
Fale conosco
Onde estamos
Siga a gente

Solicite seu orçamento