Nosso Blog
10, fevereiro de 2022

PERFIL DA VAGA: COMO DEFINIR E ALINHAR COM O GESTOR?

Existe uma etapa que não pode ser pulada no processo de contratação: alinhar o perfil da vaga com o gestor solicitante. Esse é o primeiro passo a ser feito quando o gestor solicita uma nova contratação. 

O profissional de RH precisa, junto ao gestor, reunir o máximo de informações sobre os requisitos da vaga. 

Continue a leitura para descobrir quais são os pontos a serem observados e a maneira mais eficaz de conseguir essas informações!

ANTES DE QUALQUER COISA, OBSERVE A CULTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA.

A cultura organizacional é como se fosse a alma da empresa, ou seja, o que ela é por dentro, quais são seus valores, sua missão, suas crenças, como ela se porta etc.

Uma cultura organizacional bem definida já é um ótimo filtro para eliminar candidatos que não são adequados. Por exemplo, se um profissional costuma trabalhar com horários flexíveis, as chances de ele se adequar bem em um local com horários inflexíveis são muito baixas. Ou se sua empresa é focada em inovação, um funcionário que trabalha da mesma forma há 30 anos pode não ser uma boa adição à equipe. 

Percebeu? O primeiro passo é selecionar apenas os candidatos condizentes com a cultura organizacional da empresa.

O QUE É O PERFIL DO CANDIDATO?

Perfil do Candidato é a idealização do conjunto de pré-requisitos que um profissional deve cumprir para preencher determinada vaga. Essa definição é importante pois dá uma visão mais concreta tanto para o RH quanto para o gestor de como o candidato deve ser, servindo como um molde que facilita o recrutamento e seleção.

A primeira camada desse molde é se o candidato está de acordo com a cultura organizacional do negócio, como falamos no tópico anterior.

COMO DEFINIR O PERFIL DA VAGA?

Junto ao gestor, é preciso que os profissionais de RH definam os pré-requisitos da vaga, como:

– O profissional deve ser adequado quanto a cultura organizacional da empresa;

– Quais habilidades técnicas são requisitadas para o cargo;

– Quais soft skills são requisitadas para o cargo;

– Quais diferenciais chamam a atenção;

– Averiguem os padrões existentes na equipe;

– Definam o tipo de histórico profissional desejado;

– Façam uma pesquisa de mercado para verificar se os benefícios oferecidos pela sua empresa estão de acordo com a vaga sendo oferecida e ao candidato ideal almejado.

POR QUE DEFINIR O PERFIL DO CANDIDATO?

A falta de dados sobre o perfil ideal do candidato pode causar uma série de problemas no recrutamento de processo e seleção, todos eles levando a perda de tempo e dinheiro. Se o gestor não tem seus requisitos bem estabelecidos, ele pode simplesmente acabar recusando todos os candidatos, ou pode ocorrer a contratação de um profissional inadequado para a empresa e para a vaga, causando um desgastante processo de demissão ou realocação do candidato.

Essa etapa do recrutamento e seleção é fundamental pois faz com que o setor ganhe mais confiança e aprimore seu recrutamento, melhorando o tempo de contratação, tão disputado atualmente.

Precisando de ajuda com seus processos de Recrutamento e Seleção? Conte com a ValorH!

Entre em contato conosco:📲 (71) 3359-0778


Mais posts


1
SIGA NO INSTAGRAM
Fale conosco
Onde estamos
Siga a gente

Solicite seu orçamento