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07, outubro de 2021

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE GESTÃO DE CONFLITOS

O QUE É GESTÃO DE CONFLITOS?

A gestão de conflitos é uma maneira de manter o controle dos conflitos interpessoais no ambiente de trabalho e, dessa forma, tornar a convivência de todos mais harmoniosa e produtiva.

Afinal, conflitos sempre estão passíveis de acontecer e os impactos negativos que eles causam mexem com a estrutura de toda a organização. Sendo assim, se faz necessário gerir esses contratempos, de forma a minimizar os impactos.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE CONFLITOS NAS EMPRESAS?

Algumas causas comuns são:

– Competição;

– Personalidades diferentes;

– Informações e percepções desalinhadas;

– Falta de recursos;

– Mudanças na empresa que geram tensão e medo.

Identificar a causa do conflito é a primeira etapa para se decidir como lidar com ele.

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DESSES CONFLITOS?

Para começar, conflitos tiram o foco do que deve ser feito.

Seus colaboradores deveriam estar compenetrados na tarefa de trazer bons resultados para a empresa, não é?

Então, você concorda que se eles se ocuparem com conflitos, será uma distração enorme a esta tarefa.

É neste momento que os resultados desandam. Daí pra frente só piora.

COMO REALIZAR A GESTÃO DE CONFLITOS?

A gestão de conflitos tem muito a ver com “jogo de cintura”.

Se tratando de um assunto delicado, que costuma envolver duas ou mais partes, o gestor precisa tomar o cuidado de não tomar partido, ou seja, não declarar um ganhador e um perdedor, pois isso apenas geraria ressentimento e mais conflitos.

Confira logo abaixo algumas dicas de como iniciar a gestão de conflitos no seu negócio:

1. Melhore e facilite a comunicação no ambiente de trabalho: isso criará um clima de transparência e credibilidade e evitará rumores.

2. Identifique a causa raiz do problema: apenas dessa forma você conseguirá lidar com ele. Converse com as partes conflitantes individualmente, afinal, histórias não tem apenas um lado.

3. Sempre fale na primeira pessoa do plural: o simples fato de falar “nós” já induz a compreensão de que a solução é fruto de um trabalho conjunto.

4. Negocie uma solução onde todas as partes ganhem: sim, isso não é uma tarefa nada fácil, mas, você conseguirá chegar no resultado esperado se conseguir identificar interesses similares, uma plataforma comum para se trabalhar.

5. Estabeleça um prazo para a resolução do problema: essa não é hora de repetir a Guerra dos Cem Anos. Todas as tarefas da empresa tem um prazo, não é? Esta não pode ser diferente. Ao estabelecer um prazo, você demonstra que existe uma solução que deve ser aproveitada o quanto antes.

6. Para prevenir os conflitos, é muito recomendável que regularmente se faça um feedback para cada colaborador: dessa forma, é possível sondar como está a situação dentro da organização.

7. Por fim, você, como gestor, deve mostrar que está alinhado com a equipe: esteja presente e trilhe o caminho junto com seus colaboradores.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DE IMPLANTAR A GESTÃO DE CONFLITOS NA EMPRESA?

Além de ser um meio de encerrar uma briga em potencial, a gestão de conflitos também qualifica o ambiente de trabalho e propõe uma mudança de atitude e pensamento para que todos cresçam juntos.

Confira alguns benefícios para o ambiente corporativo:

– Melhora o engajamento e motivação da equipe;

– Fortalece a cultura da empresa;

– Gera mais resultados;

– Também serve como ferramenta para reter e atrair talentos.

PRECISANDO DE AJUDA?

Normalmente, a gestão de conflitos é liderada pelo departamento de RH, mas, como já vimos anteriormente, é um trabalho em conjunto que passará por todos os colaboradores, que, claro, irão colher os frutos em forma de sensações mais positivas no ambiente de trabalho.

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