Atendimento Comercial(71) 3359-0778
Nosso Blog
26, maio de 2020

O que é Precificação? Entenda todo o processo para chegar no preço e lucro ideal!

Precificar é atribuir um valor econômico a um bem ou serviço. É pensar e agir de forma estratégica para calcular preços de venda e garantir o faturamento da sua empresa sem descuidar da satisfação do cliente.

Existem algumas formas de se calcular o preço de venda. Esses tipos de precificação são:

Por custo – são avaliados os custos fixos e variáveis, sendo colocada uma margem de lucro.

Por variável – identifica-se um benefício que o produto/serviço oferece ao cliente e o transforma em uma variável, cobrando então de acordo com essa variável.

Colaborativa – conta-se com a colaboração dos clientes para definir o preço.

Por Valor – o preço é determinado baseado no valor gerado para o cliente. Em geral são produtos/serviços diferenciados.

Dinâmica – o preço é determinado de acordo com demanda e estoque.

Como é feita a Precificação de um produto

Conheça seus custos e despesas

Quando falamos em custos, estamos nos referindo aos gastos que são próprios da atividade, como o pagamento de fornecedores, enquanto as despesas dão suporte para que a empresa alcance seus objetivos, como no caso da folha de salários.

Eles podem ainda ser fixos, como as contas de água e luz, ou variáveis, como matéria-prima e comissões. A diferença é que, na segunda classificação, como o nome indica, há variação em função da venda e os gastos não se repetem mês após mês.

Defina sua margem de lucro

O lucro resulta da diferença entre o faturamento gerado pelas vendas de uma mercadoria ou serviço e os custos e despesas existentes (estimados de acordo com o passo anterior). Ele será bruto ao considerar apenas os gastos relacionados à execução da atividade e líquido ao incluir todas as saídas do caixa.

Não existe uma margem de lucro ideal que se aplique a todo o tipo de empresa. Por isso, a sua busca deve ser pelo equilíbrio, visando uma rentabilidade responsável.

Não ignore o mercado

Outro aspecto que não pode ser esquecido é mercadológico, ou seja, seu preço de venda deve ser compatível com as exigências do mercado, não se distanciando daquilo que é praticado por seus concorrentes.

Use fórmulas para precificar

Ao analisar as etapas anteriores, percebemos que a precificação de produtos e serviços pode ser subjetiva. Por mais que se tenha indicadores facilmente mensuráveis, com os custos envolvidos, há outros, como a adequação ao mercado, difíceis de serem transformados em um valor.

A rigor, uma maneira básica de realizar a precificação resulta da soma entre custo do produto, percentuais de custos, despesas fixas e variáveis e percentual de lucro.

Mas há muitas outras fórmulas, algumas trazendo maior precisão para essa definição, mas exigindo cálculos mais apurados. No comércio, uma boa maneira de começar a definir o preço de venda é realizando o cálculo percentual do custo fixo.

A fórmula é:

% CF = média mensal de custo fixo x 100 / média mensal de vendas

Como próximo passo, vamos determinar a chamada taxa de marcação (TM), que é obtida a partir desta fórmula:

TM = 1 – % CC + % CF + % Lucro / 100

Na fórmula acima, a sigla CC corresponde aos custos de comercialização, que são relativos aos gastos para vender os produtos, como impostos e comissões.

Agora, considere o custo de mercadoria vendida (CMV), que corresponde ao valor pago para a compra do produto que será negociado com o consumidor final. Vamos, finalmente, conhecer o seu preço de venda à vista (PVV) na seguinte fórmula:

PVV = CMV / TM

Conheça nosso Curso de Precificação

Uma das maneiras mais rápidas de assimilar todo o conhecimento que abordamos neste artigo é através do nosso Curso de Precificação e gestão de indicadores.

Nele, nós trabalhamos com mais profundidade os conceitos, indicadores, a estratégia de precificação, além de um suporte para tirar todas as suas dúvidas.

Basicamente, todo o suporte necessário para te auxiliar em como precificar para ter lucro e evitar eventuais problemas financeiros para sua empresa.


Mais posts


SIGA NO INSTAGRAM
Fale conosco
Onde estamos
Siga a gente

Solicite seu orçamento