O People Analytics é uma metodologia para coleta, organização e análise de dados, que vem favorecendo a atuação mais estratégica da área de Recursos Humanos nas organizações.
Todos nós sabemos que as empresas e gestores vem buscando maior agilidade e precisão nos processos da área de RH, através da integração do Big Data com o Business Inteligence nos processos de RH, podemos alavancar a atuação da área não só nos processos seletivos mas também no desenvolvimento de talentos e no engajamento do time.
O People Analytics pode contribuir fortemente com os processos de seleção de uma organização. Através do bom uso da metodologia é possível fazer o cruzamento entre as informações apresentadas pelos candidatos e a persona da vaga em aberto.
O Primeiro ponto é definir adequadamente o escopo do cargo. Ok, mas já fazemos isso em nossos processo de seleção tradicionais, qual a novidade?
A novidade é que esse escopo, ou persona, deve levar em consideração aspectos como características técnicas, comportamentais e vivenciais desejadas para cada vaga, além da performance desejada para o profissional, incluindo as variáveis sociais e geográficas adequadas.
Um outro ponto importante que deve ser analisado e que pode trazer dados importantes pra construção de sua persona é o perfil do profissionais “high performance” e “low performance” do seu time.
A análise do perfil destes colaboradores pode confirmar ou não indicadores adequados à vaga em aberto.
Embora ainda pouco utilizado os benefícios do People Analytics nos processos da área de RH são tangíveis e inquestionáveis.
E você, já vem adotando essa nova tendência em sua organização?
Gostou desse post? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a ValorH Consultoria que poderemos te auxiliar!