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14, setembro de 2021

O QUE É DESENVOLVIMENTO HUMANO ORGANIZACIONAL/DHO?

O DHO é um conjunto de práticas de gestão de pessoas com foco na valorização dos colaboradores enquanto parceiros de negócio. Este modelo de gestão tem uma abordagem mais humanizada, onde os interesses individuais dos colaboradores e os interesses da organização sejam atendidos de forma equilibrada, de forma que todo mundo ganhe. Pensa bem, seus colaboradores não são meros funcionários, não, tanto que você não os chama dessa forma. Eles são COLABORADORES, eles estão ali fazendo a empresa e agregando capital intelectual junto com você, eles merecem esse reconhecimento.

E o motivo de se fazer isso é muito simples: se a empresa cuida de seus colaboradores, eles irão cuidar da empresa!

A GESTÃO DE PESSOAS NA ERA DA INFORMAÇÃO

O mundo mudou, isso é perceptível para todos. Tudo acontece muito rápido, informações são jogadas aos montes na nossa cara 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano! E sabe o que? Nosso cérebro não tem a capacidade de registrar tudo isso, nem nós temos a capacidade de lidar com esse montante sozinhos. Além da Era da Informação, essa também é uma era de pessoas ansiosas, que se isolam, que estão se sentindo perdidas no meio de tanta coisa e tanta gente ao mesmo tempo, por isso é cada vez mais importante valorizar uma equipe, pessoas que realmente estão ali junto com você construindo algo, dividindo experiências, não apenas meros telespectadores ou máquinas.

Para sobreviver à era da informação, nós precisamos de parceiros competentes e ativos que nos ajudem a tomar decisões que irão fazer com que a empresa prospere. Parceria é uma linha de mão dupla, vocês vão juntos, vocês decidem juntos, vocês gerem juntos, e claro, vocês crescem juntos. Essa gestão conjunta serve para fortalecer a relação de interdependência entre os colaboradores e a organização, valorizando a atividade estratégica humana. Organizações são organismos vivos, nunca se esqueça disso.

VANTAGENS DE APLICAR O DHO

Se seus colaboradores se enxergam como parte da empresa, o sucesso deles, será, portanto, o sucesso da empresa, e o entendimento disso será combustível para que toda a equipe trabalhe da forma mais eficiente para que a visão de futuro da organização seja alcançada. Perceba que dessa forma você já começa a desenvolver uma equipe muito mais motivada, essa motivação terá por consequência mais criatividade, ação e resultados. Com o desenvolvimento de colaboradores fortes, também vem o desenvolvimento do capital humano, o bem mais valioso de qualquer empresa: o seu valor, atraindo clientes com o mesmo valor, e isso, meu amigo, é algo dificílimo de qualquer concorrente copiar. Voltemos a falar sobre a equipe, lembra o que comentamos sobre motivação e criatividade? Pois então, essa criatividade trará inovação e com isso será mais fácil para o negócio responder às tantas mudanças que ocorrem na Era da Informação. 

Essas são só algumas vantagens, hein!

COMO APLICAR O DHO NO SEU NEGÓCIO:

Existem certos pilares nos quais você deve se apoiar para executar adequadamente o DHO na sua empresa, no entanto, existe uma regra de ouro que você precisa ter em mente antes de entendê-los: seus colaboradores SÃO a sua empresa. Veja os pilares:

– Ofereça remuneração adequada, benefícios atrativos e um plano de carreira para cada um de seus colaboradores;

– Invista na capacitação dos colaboradores, ofereça programas de treinamento e desenvolvimento;

– Faça um mapeamento das competências que são essenciais para a organização e identifique os colaboradores que já as possuem;

– Reformule a cultura da sua empresa para refletir os ideais do DHO.

Achou interessante? Quer ajuda para aplicar o DHO na sua empresa? Conte com a ValorH!


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