Nosso Blog
14, dezembro de 2022

COMO IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA EMPRESA?

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja prosperar e se destacar no mercado competitivo. Você tem essa expectativa com o seu negócio? Quer entender como implementar a Avaliação de Desempenho na sua empresa? Então continue a leitura!

O QUE É UMA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?

Avaliação de Desempenho é uma ferramenta de gestão que os profissionais do setor de RH utilizam para averiguar a performance dos colaboradores, seja de maneira individual ou na atuação deles como equipe, de forma a analisar se os resultados obtidos estão de acordo com as metas estabelecidas.

É importante reforçar esse ponto: de acordo com as metas estabelecidas, pois ao contratar cada funcionário, foi feito um processo detalhado de recrutamento e seleção onde as competências técnicas e comportamentais de cada um foram levadas em consideração, então os gestores estão cientes de que cada pessoa ali é capaz de exercer a função para a qual foi contratada. A questão é: as metas estão de acordo com as competências dos colaboradores? Se sim e elas não estão sendo atingidas, é a partir daí que deve ser traçado um plano do que fazer para reverter a situação e a Avaliação de Desempenho pode ajudar a obter esse diagnóstico.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?

Como foi comentado anteriormente, a Avaliação de Desempenho serve como um norteador que irá guiar os gestores sobre o que fazer para que as metas sejam atingidas, mas não é só para isso que essa poderosa ferramenta de gestão serve. A Avaliação de Desempenho ajuda a mensurar a performance de cada colaborador e nessa análise os gestores são capazes de encontrar os prodígios, os destaques da organização. Aliás, é possível não só identificar os colaboradores destaques, mas também quais são as suas habilidades de destaque, permitindo-lhe traçar um plano de treinamento e desenvolvimento para que se aprimorem ainda mais e possam atingir patamares mais altos dentro da empresa.

Ou seja, a Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que serve como guia para ações futuras, estimulando uma maior produtividade e engajamento dos colaboradores com suas responsabilidades.

COMO IMPLEMENTAR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA EMPRESA?

Antes de tudo, os profissionais de RH precisam levar os seguintes pontos em consideração:

  1. Por que fazer a Avaliação de Desempenho?
  2. Quais são os valores, metas e expectativas da organização?
  3. Houve um alinhamento das metas e expectativas junto aos funcionários?
  4. A descrição de cada cargo está completa e atualizada?
  5. As expectativas de desempenho estão atualizadas?

Após essa preparação, existem algumas etapas que são interessantes de serem seguidas para que as Avaliações de Desempenho tenham o máximo de performance, como:

  • Deixar a comunicação aberta e demonstrar para a equipe  a importância da gestão de desempenho, não só para a empresa mas para a carreira individual de cada um.
  • Definir e divulgar o que será analisado (indicadores e métricas objetivas).
  • Avaliar e revisar regularmente.

A partir daí você pode começar a introduzir a ideia de uma avaliação contínua, começando aos poucos, por exemplo, ao dar mais feedbacks de maneira regular para cada colaborador e equipe e observar como esses feedbacks impactam no engajamento e na performance coletiva do time.

CONCLUSÃO

Quer fazer uma Avaliação de Desempenho completa na sua equipe? Conte com a ValorH! Nós trabalhamos com metodologias e ferramentas customizadas à realidade de cada organização, visando o alcance do crescimento pessoal, profissional e consequentemente, o aumento da produtividade e da satisfação com os resultados apresentados.

As melhores soluções em gestão de pessoas e negócios você encontra aqui na ValorH. Entre em contato conosco!

Para mais dicas de aprimoramento de carreira e negócio, continue acompanhando os posts aqui no blog da ValorH.


Mais posts


1
SIGA NO INSTAGRAM
Fale conosco
Onde estamos
Siga a gente

Solicite seu orçamento