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26, julho de 2022

COMO ESTRUTURAR OS QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?

A avaliação de desempenho tem como função avaliar o desenvolvimento dos colaboradores da empresa por um determinado tempo com o objetivo de identificar pontos de melhoria dentro das atividades laborais e, a partir da análise dessa avaliação, tomar decisões estratégicas, como ofertar um determinado treinamento, transferir ou até desligar algum funcionário.

E sabe a maneira mais eficaz de fazer esse tipo de avaliação? Através de questionários específicos.

Quer saber como estruturar os questionários para a avaliação de desempenho dos seus colaboradores? Então continue a leitura!

COMO ESTRUTURAR OS QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO?

Independente do tipo de profissional que você está avaliando, (seja um líder, gestor ou um funcionário médio), você precisa se atentar a 2 pontos:

– Avaliar as metas: supõe-se que metas foram estabelecidas junto ao colaborador ao início de um novo ciclo, certo? (exemplo: início de semestre ou início de ano) Então, você deve verificar se o profissional conseguiu atingi-las, avaliando como ele fez isso, quais caminhos ele seguiu, em quanto tempo a meta foi batida, etc. O contrário também é válido, claro; você deve avaliar os motivos pelos quais o funcionário não conseguiu bater a meta e tentar averiguar o que o levou a isso.

– Avaliar as competências: verificar se os comportamentos do profissional estão favorecendo, ou não, o clima organizacional, o bom funcionamento da empresa como um todo e, é claro, se as suas funções estão sendo cumpridas de maneira satisfatória.

OK. Tendo em mente as principais esferas de interesse a serem a analisadas, chega a hora de separar as avaliações por tipo, ou seja, se você vai avaliar os funcionários no geral, as lideranças ou as competências, já que, sim, terão questões comuns a todos, porém, também existirão questões que só são pertinentes à líderes, por exemplo. 

Veja alguns pontos que achamos importante serem averiguados:

– Os impactos que essa pessoa traz, ou já trouxe, para a organização;

– Se a pessoa reflete os valores da empresa;

– Como a pessoa lida com desafios e situações adversas;

– Como a pessoa gerencia o próprio tempo de trabalho;

– Se a pessoa tem uma “veia de líder”;

– Como a pessoa trabalha em equipe;

– Como é o relacionamento da pessoa com seus colegas;

– Se a pessoa está conseguindo bater as metas estabelecidas;

– Se a pessoa está conseguindo entregar sua melhor performance na função para a qual foi designada.

E tantos outros questionamentos a mais que você pode colocar. Tudo depende da sua empresa e dos seus objetivos com a avaliação de desempenho. Por isso, é importante ter o auxílio de profissionais especializados no assunto para elaborar o questionário mais completo possível e, assim, captar o máximo de informações relevantes para tomada de decisões estratégicas e gerenciamento desses colaboradores.

CONCLUSÃO

Existem diversas formas de avaliar o desempenho dos colaboradores de uma empresa, mas, aqui na ValorH Consultoria, nós trabalhamos com metodologias e ferramentas customizadas à realidade de cada organização visando o alcance do crescimento pessoal, profissional e consequentemente, o aumento da produtividade e da satisfação com os resultados apresentados. Conte conosco caso precise fazer avaliações na sua equipe!

Para mais dicas de aprimoramento de carreira e negócio, continue acompanhando os posts aqui no blog da ValorH!


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