Uma das principais competências essenciais no mundo corporativo é a de saber lidar com pessoas e situações adversas de forma inteligente, para isso é muito importante ter o que conhecemos como inteligência emocional. A inteligência emocional é importante não só para os profissionais de RH mas para toda a equipe da empresa.
No post de hoje vamos esclarecer o que é inteligência emocional e como ela atua dentro da organização.
Inteligência emocional é a capacidade de identificar os próprios sentimentos, e de outros indivíduos, e conseguir lidar com eles não se deixando levar. É algo que se faz necessário em todas as áreas da vida, no trabalho não é diferente, já que é preciso ter um bom psicológico para lidar com prazos, pressões, conflitos, pessoas diferentes, etc.
Talvez você já tenha ouvido falar que as pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas, mas são demitidas por seu comportamento, não é? Essa afirmação não é nova, mas nunca esteve mais atual. Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, vários aspectos técnicos vêm sendo supridos por inteligências artificiais e máquinas, logo, a competência que vem tendo mais destaque dentro das empresas é a inteligência emocional, a mais importante soft skill da atualidade para quem quer evoluir na carreira.
Uma das principais características de quem tem inteligência emocional é o autoconhecimento, saber quais são as próprias forças, fraquezas e limites. Essa consciência é essencial pois dá a capacidade de a pessoa usar seus pontos fortes e procurar exercitar seus pontos fracos de forma estratégica.
O controle emocional também é uma característica que merece destaque. Saber identificar suas emoções, compreendê-las e tentar manter a calma, em qualquer tipo de situação, ajuda a evitar que os problemas se tornem maiores do que realmente são, facilitando também sua resolução.
A inteligência emocional é importante também pois contribui para uma boa convivência entre as pessoas, o que evita conflitos e mantém o equilíbrio dentro da equipe.
Os conflitos mais comuns dentro das empresas tem a ver com relacionamentos interpessoais: gestores agressivos, casos de insubordinação, desentendimentos entre funcionários, falta de cooperação nas equipes… Todos esses conflitos ocorrem, principalmente, pela falta de inteligência emocional das pessoas.
O primeiro passo para sair dessas situações de forma pacífica é ter empatia com o outro, mudar a perspectiva numa tentativa de compreender o que o outro está passando e o porquê daquele comportamento. Esse pequeno ato pode mudar completamente o rumo de uma situação passível de conflito.
Existem vários métodos para desenvolver a inteligência emocional na sua equipe, e você pode usar mais de um deles. Você pode oferecer aos colaboradores treinamentos especializados em inteligência emocional, promover atividades lúdicas para estreitar os laços entre os colaboradores e os fortalecer como um time, dar feedbacks regulares de forma respeitosa e individual e contar com auxílio especializado para identificar a necessidade da inteligência pessoal e como abordá-la dentro da organização.
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