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20, janeiro de 2022

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO COMERCIAL PARA SEU NEGÓCIO

Fazer um negócio prosperar não é questão de sorte, é questão de estratégia!

Você tem alguma estratégia para suas vendas? Sua gestão é organizada? Como é seu time? Existe uma série de pequenas questões que, se não praticadas, podem atrasar o crescimento da organização. Vamos falar sobre como fazer sua empresa ter muito sucesso esse ano? Continue a leitura!

ESTRATÉGIA DE VENDA

Infelizmente, ter produtos de boa qualidade não é o suficiente para ter sucesso nas vendas. Claro que a qualidade do produto tem seu valor, ela terá um grande peso na decisão do cliente de ficar e ainda recomendá-lo para outras pessoas, mas sabe o que é tão importante quanto, talvez até mais? Estratégia de venda! 

É recomendável que você contrate e capacite bons vendedores e dê condições para que eles possam vender cada vez mais. Além de investir nos vendedores, invista na tecnologia. Afinal, vivemos na Era Digital, não é? Um bom sistema de gestão de vendas lhe dará a liberdade de automatizar o processo e integrá-lo com todos os controles que sua empresa necessita fazer, dessa forma, gerando relatórios gerenciais que serão de grande importância nas tomadas de decisões.

MARKETING DIGITAL

O marketing digital é importante pois orienta as ações para que a empresa se destaque no mercado, visto que conversa diretamente com o potencial cliente através de um conjunto de estratégias quando ele busca um produto, serviço ou qualquer informação na internet. Além de garantir uma presença forte na internet, o marketing digital também ajuda a construir uma audiência de qualidade, fala com o público certo na hora certa, impulsiona o negócio e possibilita a análise de resultados com precisão, tudo isso necessitando de pouco investimento para começar.

Controlar os custos é importante para que se consiga visualizar a margem de lucro que cada produto traz para o negócio. Dessa forma, você pode estimular as vendas, também, através de promoções que atraiam o cliente pela redução de preços.

METAS

Enquanto você não tiver metas (de curto, médio e longo prazo) bem estabelecidas, você estará andando no escuro, sem rumo. Isso não vai te levar muito longe, acredite.

Pense, quanto sua empresa precisa vender em um mês, um semestre ou em um ano para atingir o montante de faturamento e liquidez que você espera? O quanto você espera crescer até o fim desse ano?

Definir essas metas é essencial para que os esforços corretos sejam direcionados a um objetivo correto.

ESTOQUES

Ter um estoque bagunçado automaticamente gera perda de dinheiro. Entenda:

Se você tem controle sobre seu estoque, você sabe os produtos que saem mais, os que saem menos e onde encontrar determinado produto. De toda forma isso é importante, mas se você tem várias lojas um sistema de controle de estoques integrado é mais importante ainda. Pois, imagine que um cliente vá até a loja X comprar um determinado produto que infelizmente está fora de estoque nesta loja, mas tem no estoque da loja Y, você poderá sugerir que o cliente vá até a loja Y ou pedir para que alguém traga o produto até ela, dessa forma evitando a perda de uma venda. 

Conseguiu perceber a importância de ter controle sobre o estoque?

Esse controle permite que você tenha sempre em estoque os produtos que saem mais e não gaste um dinheiro desnecessário repondo produtos que não saem tanto.

ORGANIZAÇÃO NA LOJA

Uma loja organizada já faz o cliente olhar com mais carinho para cada produto ali presente. Dessa forma, o comprador irá apreciar não apenas a qualidade do produto, mas a experiência de compra como um todo. Tente organizar os produtos na loja de forma que os clientes tenham autonomia para encontrá-los e que eles estejam distribuídos de uma forma lógica. Por exemplo, se você tem uma loja de produtos para casa, seria interessante colocar panelas e utensílios como espátulas e colheres em locais próximos.

EQUIPE

Uma equipe engajada traz mais resultados, então, estimule sua equipe a ter um senso de propriedade em relação ao negócio, faça que com que os colaboradores entendam que o sucesso da loja também irá ser um ganho para eles. Ofereça um plano de carreira baseado em desempenho, você verá a dedicação e produtividade chegarem em outro patamar.
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